Fintech: Porque são Pioneiros na Transformação de Negócios Digitais
As ondas de mudança do mundo digital estão remodelando de forma drástica o comportamento e as expectativas dos clientes ao adquirir e pagar produtos. E os bancos tradicionais encaram uma nova concorrência de ferramentas novas e inesperadas.
As empresas emergentes de tecnologia financeira ou fintech, estão usando softwares e novas tecnologias para irromper em quase todos os pasos da cadeia de valor dos serviços financeiros,incluindo pagamentos, empréstimos, financiamento comercial, cobranças e troca de divisas.
Estas organizações acompanham com novas estruturas as necessidades explícitas apresentadas por milhões delas e, ao estarem focadas na tecnologia, trazem soluções sobre os elementos mais críticos de uma estratégia digital. No seguinte artigo, descubra quais são as soluções digitais mais transcendentais para seu modelo de negócio.
Fintech: Soluções financeiras para todos
Com as transformações digitais, os diretores das empresas devem dar forma à visão de crescimento das organizações, sendo nesse aspecto onde as fintech funcionam como um braço tecnológico para ajudar que ajuda na conquista dos resultados.
Não é novidade que as culturas bancárias tradicionais com frequência são rígidas e isoladas das necessidades dos negócios. As soluções financeiras desenvolvidas pelas fintech mantêm o cliente em primeiro lugar e inovam constantemente sobre a base de seus conhecimentos.
Jeff Bezos sempre nos lembra que até nos mercados digitais, o cliente e sua satisfação é o mais importante dentro de um processo de operações.
É dessa forma que os executivos de grandes empresas conquistaram o sucesso em suas integrações tecnológicas de pagamentos e cobranças através do alinhamento entre a experiência dos usuários, a visão da empresa e as soluções fornecidas pelas fintech.
Quais serviços são oferecidos pelas fintech?
Dentre os serviços mais populares que as fintech oferecem a seus usuários, há os gateways de pagamento e o comércio eletrônico que, perante os avanços da pandemia, tem uma exigência maior: manter o fluxo da economia funcionando por meios on-line.
No entanto, não somente o comércio faz parte dos ativos destas empresas, mas elas também, igual do que os bancos tradicionais, permitem realizar transferências locais e internacionais, e além disso fornecem soluções financeiras por meio de créditos em blockchain, ou seja, o acesso às criptomoedas e a sua aquisição ou troca.
E para os empreendedores, tornaram-se recorrentes nos últimos anos as facilidades para promover o financiamento de novos produtos e negócios através do crowdfunding, que basicamente combina o que era conhecido sob o nome de “mecenato”, fazendo com que as pessoas possam financiar de maneira colaborativa alguma ideia criativa ou produtiva.
Como subir na onda das fintech?
Um dos desafios enfrentados pelas grandes empresas que têm o usuário como principal eixo é facilitar os meios de pagamento e aumentar o consumo do bem ou do serviço que é comercializado.
Focando-se na experiência do usuário, adaptar as modalidades de pagamento aos hábitos de consumo é uma forma de se estabelecer novas estratégias de obtenção de receita e, por sua vez, otimizar os processos de comercialização atuais.
A geração de links e botões de pagamento de maneira automática durante o processo de compra é o instrumento que as fintech disponibilizam para agilizar o processo de pagamento de seu usuário final e evitar um abandono da intenção de compra.
Outra razão relevante para desenvolver uma integração com uma empresa de tecnologia financeira é o acesso que dão ao importante número de pessoas persignificativo de não bancarizadas.
Isso não ocorre por causa da desconfiança nas instituições, mas pela falta de facilidades para ter acesso a elas e, nesse sentido, a simplicidade oferecida por uma empresa fintech é seu principal ativo.
Em toda a região latino-americana, as percentagens de pessoas que não têm acesso à bancarização é de aproximadamente 40%.
Conforme alguns estudos, ainda que o aumento das soluções financeiras digitais tenha tido seu melhor momento com o aparecimento da pandemia, não deixa de ser alarmante o número de indivíduos fora da bancarização.
Este nicho de consumidores não bancarizados procura marcas que facilitem seu objetivo principal, ou seja, ter acesso a determinados bens ou serviços, tanto de maneira física quanto on-line, e pelos quais possam pagar em dinheiro com rapidez e segurança.
PAGO46é uma opção fintech que compreendeu as necessidades das empresas para fazer seu mercado crescer através de botões de pagamento on-line e pagamentos em dinheiro.
Com sua avançada tecnologia e ampla rede em toda a América Latina, seus clientes poderão pagar de qualquer lugar 24/7.
Associe seu comércio e descubra todos os benefícios que a PAGO46 pode trazer para sua organização, otimizando todos os processos de cobrança e pagamento, reduzindo custos operacionais, e conseguindo dessa forma incrementar a receita de seu negócio.
Conclusão
A indústria das fintech está longe de ser inacessível para as empresas que não implantaram soluções tecnológicas.
O comércio digital está em tudo aquilo que consumimos, desde a comida que pedimos através de um app até as plataformas de streaming que nos trazem lazer.
São múltiplas as vantagens que temos com a implantação das soluções fornecidas pelas fintech, mas sobretudo elas nos colocam no cenário financeiro ótimo, sem muita papelada e com informações e resultados em tempo real.