Modo Marciano - Modo Marciano
Eu sou um empresário múltiplo. Tive o privilégio de criar empresas em todas as megarregiões do mundo: Índia, China, África, Europa, EUA e, agora, América do Sul. Algumas foram bem-sucedidas; outras, nem tanto, porém cada começo é uma lição de aprendizagem.
Uma coisa que eu adoro de startup é que ela começa com uma ideia e cresce a partir disso. Minha esposa gosta de dizer que eu amo ver crescer coisas do nada. Adoro ser mentor das pessoas e da próxima geração de empresários. A experiência que adquiri ajuda-me a influenciar na cultura da minha última startup, a PAGO46. Na P46, queremos revolucionar os pagamentos em dinheiro, deixando-os mais benéficos e convenientes para os consumidores e comerciantes. Nós temos uma missão e acreditamos firmemente que nossa cultura e nossa gente são aquilo que vai marcar a diferença para sermos bem-sucedidos.
Falando de missão e de cultura, temos esse ditado chamado "Modo Marciano". Se alguém de vocês assistiu ao filme "Perdido em Marte", estrelado por Matt Damon, um começo é comparado com o que o Matt Damon enfrentou enquanto ficou em Marte. Ora, eu não quero revelar muito sobre o filme para aqueles que não tiverem assistido, mas basicamente o Matt Damon é abandonado em Marte e luta pela sua própria sobrevivência. Ele não tem tempo para sentir pena de si mesmo, então pode se render ou pôr mãos à obra.
Igual do que o marciano, na P46, seja em reuniões de negócios, seja em corridas de produtos ou apresentações para arrecadar fundos, à medida que os assuntos se tornam mais complexos com múltiplas variáveis que afetam uma decisão e um resultado, voltamos para essa noção de "Modo Marciano". Em poucas palavras, significa você se focar naquilo que pode controlar e resolver um problema por vez; podemos resolver somente um problema por vez.
Um dos nossos atributos culturais centrais é bem semelhante ao Matt Damon preso em Marte. Você começa com uma missão, resolvendo um grande problema dos consumidores que tipicamente poderia envolver a interrupção de uma indústria. À medida que a viagem progredir, é possível deixar seu cérebro enganá-lo, pois você começa a lidar com múltiplas forças em jogo, tais como a falta de recursos, os concorrentes e as cartas que se acumulam contra, ou você pode entrar no "Modo Marciano": foque-se naquilo que possa controlar, faça os cálculos e ponha mãos à obra.
Então, para nossa comunidade de usuários, comerciantes, clientes e parceiros, posso prometer que estamos usando o "Modo Marciano" para resolver seus problemas. Como disse Mark Watney, o marciano, "Isso é tudo. Basta você começar. Faça os cálculos. Resolva um problema. Depois resolva o próximo. E mais um. Se você resolver bastantes problemas, volta para casa". Esta é uma das regras que seguimos a cada dia para nos aproximarmos da nossa missão; queremos marcar a diferença porque vocês são fundamentais para nós.